PCI - Creative Science Park
+351914812739
contato@scientech.pt

O que é uma Aceleradora de Startups?

As aceleradoras são importantes parceiros das startups e fundamentais para o ecossistema de inovação. Os modelos de aceleração surgiram entre 2005 e 2006 com a criação da Y Combinator de Boston, seguida pela Techstars em Boulder, ambas nos Estados Unidos. Essas duas aceleradoras são referências como programas de aceleração de excelência. A busca por aceleradoras está em alta. Nos últimos anos surgiram diversos programas focados em apoiar startups em Portugal e no Brasil, como em todo o mundo. 

Empreender e desenvolver novos negócios é sempre uma jornada de risco. As startups e novos líderes devem lidar com os perigos e oportunidades do empreendedorismo. No entanto, com resiliência, determinação, planeamento, foco e pensamento grande, é possível atingir objetivos incríveis com startups. As aceleradoras tem experiência no desenvolvimento de negócios e podem ser ótimos aliados do desenvolvimento e evolução das startups, logo diminuir o risco do projeto.

O que são aceleradoras?

As aceleradoras são responsáveis por otimizar as operações da startups, bem como prepará-las para  atingir um crescimento exponencial das receitas com o mínimo recurso possível. É por este motivo que as aceleradoras trabalham com startups que tenham potencial de crescimento, com escalabilidade e competência para atrair investimentos. Desta forma, as aceleradoras de startups são empresas que têm como objetivo investir no rápido desenvolvimento das empresas aceleradas.

O principal objetivo de uma aceleradora é levar uma empresa do estágio que ela está a um bem mais avançado em pouco tempo. As aceleradoras são empresas individuais ou programas de empresas que investem prêmios financeiros, treinamento, mentoria, networking e mais serviços para startups nas fases pré-seed (pré semente) e seed (semente). Em outras palavras, a aceleradora de startups é uma organização que apoia e investe no desenvolvimento e expansão de empresas que trazem conceitos inovadores.

Os principais benefícios e vantagens de uma aceleradora para startups é trazer aos empreendedores experiência e boas práticas do mercado, auxílio na operação do negócio, planejamento estratégico, e principalmente mentoria com empreendedores mais experientes, ou seja, profissionais renomados do mercado.

As aceleradoras também podem fornecer capital, orientação e espaço de escritório para as equipes em troca de uma porcentagem do capital social. Esse capital normalmente não ultrapassa os 10%. Apesar de serem um tipo moderno de incubadoras de empresas, as aceleradoras têm uma metodologia mais complexa. O processo para participar das aceleradoras é aberto, e estas geralmente procuram por startups consistindo de um time para apoiá-los financeiramente, oferecer consultoria, treinamento e participação em eventos durante um período específico, que pode ser de três meses à um ano. Em troca, as aceleradoras recebem uma participação acionária.

Programas de aceleração

Os programas de aceleração são uma boa alternativa para startups que buscam parceiros pro negócio, como também investimentos. Os programas são gratuitos e existem um exigente processo de seleção. Os programas de aceleração costumam ter um período determinado para acontecer, com datas de início e fim definidos. Em geral os programas costumam ser intensos, imersivos, e com a necessidade de participação de todos os envolvidos com a startup. 

O Global Accelerator Network (GAN) utiliza diversos critérios para definir um programa de aceleração de qualidade. Segundo o GAN, os principais programas têm duração entre 3 e 6 meses e proporciona investimento financeiro Seed para os fundadores. As aceleradoras pegam uma pequena parcela de equity (normalmente em torno de 6%) e em geral os termos são favoráveis aos empreendedores. Os programas, normalmente, aceleram entre 5 e 12 empresas por programa. Além disso, fornece às empresas acesso a uma ampla rede de mentores.

Saiba mais sobre os nossos Programas de Aceleração.

Outros textos sobre aceleradoras: Forbes – “How Startup Accelerators Work”; Harvard Business Review – “What Startup Accelerators Really Do”; Medium – “Como funciona um programa de aceleração de negócios?”.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami