PCI - Creative Science Park
+351914812739
contato@scientech.pt

O Futuro da Aprendizagem

O mundo está mudando mais rápido que nunca e precisamos nos adaptar a esta nova realidade. Conhecimentos cada vez mais diversos e complexos exigem um “mindset” diferente, pensamento multilateral, criativo e inteligente são uma necessidade.

Essas transformações cada vez mais rápidas exigem mudanças na maneira como nos relacionamos com a educação em nossa vida.

(E isso é muito bom).

MUNDO LÍQUIDO E EXPONENCIAL

Para entender o futuro da aprendizagem gostaria de trazer dois conceitos interessantes.

Um vem de Baumann, a “modernidade líquida”, as transformações de hoje são obra das mesmas forças que proporcionaram a desconstrução dos paradigmas das sociedades tradicionais para às sociedades modernas, porém agora os parâmetros tem forma fluida e podem tomar a forma que as forças sociais e individuais determinarem em momentos específicos.

Outro é o da “curva exponencial” de Peter Diamandis e Steven Kotle, enquanto o crescimento linear produz resultados estáveis e retos ao longo do tempo, fáceis de prever onde irão chegar, o crescimento exponencial produz resultados menos estáveis e com crescente rápida, com difícil previsão na linha temporal.

“se eu dou 30 passos lineares, de um metro cada passo, da minha sala de estar, vou parar do outro lado da rua. Se, no entanto, eu der 30 passos exponenciais do mesmo ponto de partida, vou acabar a 1 bilhão de metros de distância, o mesmo que orbitar a terra 26 vezes”

PENSAMENTO EXPONENCIAL VS PENSAMENTO LINEAR.

Acredite: o que você está pensando para o futuro, mesmo que seja avançado, aumente o impacto e a velocidade pelo menos 3 vezes.

Lembre-se, que você tende a pensar de forma linear e o mundo será cada vez mais exponencial. Este é o poder surpreendente da tecnologia. A possibilidade de tornarmos exponenciais também a solução para os nossos problemas.

QUEM DISSE QUE OS ESTUDOS TERMINAM?

“Quando é que você vai terminar seus estudos?” – as pessoas continuam a escutar essa pergunta.

Como se houvesse um final dos estudos ou como se houvesse uma data onde já não se existe mais o que aprender. Esta não é mais a nossa realidade. Não podemos parar de aprender, por essa razão os modelos educacionais precisam acompanhar as mudanças para continuar a fazer sentido.

O modelo mais tradicional de aprendizagem tem dado espaço para novos modelos, mais democráticos, participativos e construtivos. A nova educação precisa proporcionar modelos para aprendizagem ao longo da vida. Muito mais do que informação e conhecimento o novo paradigma da educação é formar buscadores, pesquisadores incansáveis que conseguem aprender e colocar em prática na velocidade dos novos tempos.

“Ajuda-me com esse meu telemóvel meu neto” – que “millennial” nunca viu isto acontecer?

Ou aprendemos rápido e desenvolvemos métodos de aprendizagem mais eficientes ou esta será a realidade de todos avós, uma dependência tecnológica da próxima geração. O GAP será cada vez maior, exponencial, tecnologias avançadas criando tecnologias ainda mais avançadas.

Independente de onde isso vai nos levar, precisaremos estar preparados para aprender e ensinar neste novo mundo.

Vídeos de valor:

TEDxUSP Educação para o Futuro – Atila Iamarino

TEDxFortaleza – Escolas matam a criatividade – Murilo Gun

TEDxUnisinos – Experiências inovadoras na educação – José Pacheco

TED Talks – Do schools kill creativity – Ken Robinson

TEDxYouth@Haileybury – Why teachers teach but kids don’t learn – Ben Richards

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami